top of page

O sono e os sonhos na visão espírita

O sono é um fenômeno fisiológico, portanto necessário para que ocorra o repouso do corpo físico. Durante o sono os laços fluídicos ficam mais frouxos, possibilitando o afastamento do espírito, também conhecido como emancipação da alma.


Com a emancipação da alma podemos recuperar capacidades espirituais, podendo lembrar do passado e até mesmo de vidas anteriores, obviamente relativas ao grau de evolução do espírito.


ree

Apenas o corpo físico dorme. O espírito continua ativo e é por isso que pode aproveitar a oportunidade de buscar e receber orientações, conforto e ânimo de amigos espirituais, para ajudar em sua jornada evolutiva enquanto reencarnado.


O sono é essencial para a restauração e manutenção do corpo físico, mas também pode conceder possibilidades de evolução espiritual por experiências engrandecedoras que vivemos durante nosso sono.


Contudo, os espíritos menos evoluídos, muito ligados a matéria e a interesses egoístas, muitas vezes, nem se afastam do corpo físico durante o desprendimento ou seguem seus instintos e tendências inferiores e por uma questão de afinidade, vão para perto de espíritos inferiores com os mesmos interesses.


É durante o sono que podemos entrar em contato com desencarnados e até mesmo encarnados que estão distantes fisicamente e poder conviver com eles, sempre considerando os interesses, grau de evolução e os propósitos, esses relacionamentos podem contribuir para o bem ou para o mal.


Com relação a mediunidade, o desprendimento do espírito durante o sono natural permite que o espírito possa participar de grupos mediúnicos que participam de tarefas de auxílio aos necessitados.


Sonhos

Segundo a questão 402 do Livro dos Espíritos, “O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono.” Mas muitas vezes não lembramos de quase nada do que sonhamos. Isso acontece quando nos desprendemos, passamos a ter uma vivência espiritual no corpo espiritual e quando voltamos ao corpo físico, nosso cérebro físico, pesado e grosseiro não possui a capacidade de captar as impressões trazidas pelo espírito, por isso não nos lembramos.


Se for necessário, a espiritualidade superior, age magneticamente para que possamos nos lembrar do que é realmente necessário e mesmo que não nos lembremos de tudo, permanecerá a intuição que será capaz de nos guiar com ideias e ações.


Há três tipos de sonhos:

Comuns: que espelham as nossas experiências do dia a dia. Quando o espírito emancipa, acaba por absorver impressões colhidas da própria mente, do que tem interesses e do mundo exterior, visto que vivemos mergulhados num ambiente saturado de energias e vibrações. Quando acontece esse tipo de sonho, quase não há desprendimento e são os mais comuns, dada a condição espiritual não elevada.


Reflexivos: ocorre quando há uma maior emancipação do espírito. São imagens e impressões provenientes do subconsciente, ou seja, informações que estão gravadas no nosso perispírito/espírito e que não temos acesso, a não ser quando nossos mentores nos mostram algumas ocorrências de outras vidas como alertas ou lições com o intuito de nos ajudar em nossa evolução.


Sonhos espíritas: ocorre grande exteriorização, o que gera maior liberdade e isso faz com que o espírito tenha uma experiência realista. León Denis os chama de sonhos profundos ou etéreos. Nosso cérebro físico não consegue registrar esses sonhos por sua natureza grosseira. Neste caso também há que se considerar o teor vibratório para se determinar a qualidade dos ambientes e das companhias.

 

Algumas considerações sobre o sono:

– Libertação das faculdades psíquicas:  “ (…) Sabei que, quando o corpo repousa, o Espírito tem mas faculdades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire mais poder (…).”(O Livro dos Espíritos Questão 402).

Os sonhos são efeito da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida, que se estende aos lugares mais distantes ou que jamais viu (…).(O Livro dos Espíritos Questão 402).


 – Treinamento para a desencarnação“O sono liberta a alma parcialmente do corpo. Quando dorme, o homem se acha momentaneamente no estado em que ficará de forma definitiva depois da morte. (…).”(O Livro dos Espíritos Questão 402).


 – Encontro com entes queridos e com os bons Espíritos

Por efeito do sono, os Espíritos estão sempre em relação com o mundos dos Espíritos (…) O sono é a porta que Deus lhes abriu para entrarem em contato com seus amigos do Céu; é o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final, que os restituirá ao meio que lhes é próprio. (O Livro dos Espíritos Questão 402).


– Oportunidades de progresso espiritual: “(…) quando dormem, vão para junto dos seres que lhes são superiores; viajam, conversam, conversam e se instruem com eles. Trabalham mesmo em obras que encontram prontas ao morrerem. (…).” (Obras Póstumas, cap. IV, it. 24).


– Integração de espíritos afins

[Os Espíritos](…) vão, enquanto dormem, ou a mundos inferiores à Terra, onde os chamam velhas afeições, ou em busca de prazeres talvez ainda mais baixos do que os que têm aqui; vão beber doutrinas ainda mais vir, mais ignóbeis, mais nocivas do que as que professam entre vós. E o que gera a simpatia na Terra não é outra coisa senão o fato de sentir-se o homem, ao despertar, ligado pelo coração àqueles com quem acaba de passar oito ou nove horas de felicidade  ou de prazer. O que também explica essas antipatias invencíveis é o fato de sentirmos intimamente que essas pessoas têm uma consciência diversa da nossa, porque as conhecemos sem nunca as termos visto com os olhos. É também o que explica a indiferença de muitos homens, que não procuram conquistar novos amigos, por saberem que  há outros que os amam e os querem. Numa palavra: o sono influi mais do que pensais na vossa vida. (Obras Póstumas, cap. IV, it. 24).


Faz-se necessária, portanto, uma preparação para o sono, de caráter orgânico, mental e espiritual, envolvendo alimentação equilibrada, leituras edificantes antes de dormir e oração.

 

Lydia Mello- Expositora no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Articulista do Portal Mundo Maior  https://portalmundomaior.com.br/artigo/o-sono-e-os-sonhos-na-visao-espirita

Comentários


bottom of page